quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CAMPO GRANDE - 14 de Setembro Esclarecimento Importante!


14 de setembro: A Verdadeira data de Emancipação Política de Campo Grande


Desde minha época de “Ginásio”, vejo nossa emancipação política ser comemorada no dia 05 de Abril, um equívoco histórico, que ano após ano, persiste em permanecer. Não sei se por inércia de quem, por dever, deveria corrigir tal engano, ou se por mero desconhecimento de nossa historia, pessoalmente prefiro acreditar na segunda hipótese.
Convém esclarecer do que se trata o dia 05 de Abril. Trata-se da data de nascimento do Coronel Pompeu Jácome, prefeito de Campo Grande por 06 vezes, nascido em 1866 e que veio a falecer em 20.11.1966. Na oportunidade de seu último mandato foi considerado o prefeito mais velho do mundo, sendo eleito aos 96 anos de idade, fato este com repercussão de nível nacional à época.
Campo Grande possui duas datas de emancipação política, em 14 de setembro de 1858, a Lei nº 114, assinada na época pelo Presidente da província, criou o município com a denominação de Campo Grande. Interesses políticos, entretanto, fizeram com que essa Lei fosse derrogada em 1868, passando Campo Grande a simples posição de distrito do recém-criado município de Caraúbas. Com o advento da Lei nº 613, de 30 de março de 1870, restaurou-se o município com a denominação de Triunfo, sendo estas as duas únicas vezes em que o Município foi emancipado, bem verdade que esta última foi mais uma correção que uma emancipação. Ou seja, juridicamente falando (faticamente também), bem como nos registros da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, nada se fala na data de 05 de Abril, o que provavelmente deve ter surgido nos idos dos anos 60 ou 70, com a morte do Coronel Pompeu Jácome.
Necessário se faz dizer que, de uma forma geral, os campo-grandenses são desconhecedores de sua história, historia essa belíssima e recheada de personagens ilustres. Em relação à história e suas injustiças deixemos para outro momento, quero ater-me aqui à necessidade de corrigimos este equívoco em específico, o de nossa verdadeira e legítima emancipação. Para muitos pode parecer algo sem muita importância, mas a data de emancipação é o registro de nascimento de um município (fique claro que quando digo nascimento me refiro ao ato politico de criação e não de sua história), ou seja, a independência política e administrativa da Cidade.

Precisamos melhor valorizar nossa historia e fazer justiça com alguns desses momentos, o que para tanto, se faz necessário “informar”, aos filhos de nossa querida terrinha, principalmente aos maisjovens, aqueles que vão contar nossa história, para que equívocos como o de nossa emancipação, não sejam ecoados pela história, e também, para que filhos ilustres não sejam esquecidos, ou ainda pior, não sejam sequer lembrados. Por cultuar a História, fico com o aforismo do filósofo Espanhol George Santayana, em sua obra A vida da Razão, “aqueles que não podem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo”.

Saudações,
Luiz Guilherme Liberato Klusener 

FONTE: http://www.campograndern.com.br


Um comentário: