quarta-feira, 16 de novembro de 2011

[Em Clima de Congresso 10] JOVENS TRANSFORMADOS, NUM MUNDO CONFORMADO [Por Ericlênede]

::ARTIGO::
 
O tema do XIX Congresso da Mocidade tem-me feito pensar bastante sobre a dificuldade que muitos jovens têm em compreender e viver o real sentido de ser transformado em Cristo, mesmo estando inseridos num mundo perverso e com moldes pecaminosos. Com isso, convido-lhe a meditar nesta breve reflexão:

Atualmente, o mundo está seguindo padrões cada vez mais destoantes da palavra de Deus. Isso é evidente no modo de vida moderno da sociedade, cujo objetivo primaz é a busca de uma libertinagem, sem limites e inconseqüente, que condiciona as pessoas a um desamparo moral e espiritual. Com isso, o retrato da juventude contemporânea tem sido ofuscado pela infidelidade, desrespeito, falsidade, rebeldia, sensualidade e incredulidade.

Esse quadro já fora predito por Jesus em Mt 24.37-39, demonstrando que os últimos dias seriam tais como os de Noé, em que se afastavam da Glória de Deus e buscavam a materialidade e os prazeres mundanos.

Dessa forma, os moldes carnais têm sido impostos, a todo o custo, entre a juventude. Assim, o ideal mundano tem servido como fundamento para as escolas, famílias e grupos sociais, e por isso que, hodiernamente, se afirma que a virgindade é algo “careta”, que o homossexualismo é opção irrefutável, que o uso das drogas é normal, que o descompromisso amoroso é vantagem e que a obediência é qualidade de fracassados. Que lamentável! Misericórdia!

Apesar disso, o Senhor remiu de toda iniqüidade e purificou para si um povo especial, zeloso e de boas obras (Tt 2.14), para que possa fazer a diferença do mundo, exalando, assim, o bom cheiro de Cristo (2 Co 2.15). Estes são os crentes, que têm suas vidas transformadas pela loucura da pregação do Evangelho.

Ainda, assim, a Bíblia nos orienta em Rm 12.2 que não devemos nos conformar com estes padrões do mundo, mas devemos ser transformados pela renovação do nosso entendimento através da presença do Espírito Santo.

É importante salientar que “ser conformado com o mundo” não se restringe simplesmente a praticar os prazeres carnais, mas também, a se omitir em pregar a palavra de Deus contra tais preceitos.

Então, resta a nós, jovens transformados por Cristo, hastear a bandeira do Evangelho e anunciar a mensagem da Cruz como meio de salvação e regeneração da humanidade. Além disso, é salutar nos afastarmos dos ideais mundanos, que têm conformado a juventude em situações miseráveis, destituindo-a da Glória de Deus.

Auxiliar de trabalho da igreja Assembleia de Deus em Upanema-RN, músico e bacharelando em Direito pela UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário